Compartilho com vocês a reportagem sobre o meu projeto "Áudio na Escola"



Um projeto inovador e de fácil acesso para a educação, o “Áudio na Escola” nasce justamente para auxiliar o educador a dispersar seu conhecimento na web, utilizando a ferramenta podcast como atividades pedagógicas com os alunos. A proposta tem como objetivo principal  levar as técnicas de gravação e edição de áudio até os espaços educacionais, visando o podcast como uma atividade aliada ao conhecimento, informação, comunicação, dinamismo e vista como uma acelerada técnica de ensino-aprendizagem.

Uma ferramenta simples e fácil de produzir, o podcast é um dispositivo completo para beneficiar a educação.  Trata-se de um arquivo de áudio digital que é produzido e distribuído, podendo ser ouvidos ou assistidos em qualquer lugar. Essa técnica pode ser utilizada com equipamentos diferentes, como um computador, um MP3 ou um celular. Quem já ouviu falar ou pesquisou sobre esse instrumento já deve ter notado o quanto  sua funcionalidade é prática, promovendo uma didática mais interativa e dinâmica em sala de aula.

Conversando com o idealizador do projeto Yagor Queiroz, ele afirmou que a a proposta nasceu através do pensamento das constantes mudanças que estamos vivendo atualmente: “Estamos em pleno século XXI e, mesmo assim, o podcast ainda não é um dispositivo popular nas escolas brasileiras. Foi pensando nesta ferramenta que objetivamos contribuir para um ensino mais dinâmico, deixando de lado as inúmeras páginas de papel e transformando os conteúdos em arquivos digitais”, afirmou Yagor.

Em um conversa bastante produtiva, Yagor ponderou que irá buscar apoio dos amigos para dar fôlego a essa iniciativa: “Não será uma tarefa fácil colocar esse projeto em prática nos próximos meses, pois a educação do brasil está passando por um de seus piores momentos e, mesmo diante das dificuldades que eu irei encontrar, nada vai me convencer desistir, sei que posso contar com muitas pessoas”, disse Yagor.

O uso desse material é uma iniciativa que ocupa-se em unir as novas tecnologias com a educação, contribuindo na formação tanto do aluno como também do professor. Finalizando o feedback com o coordenador do projeto Yagor, ele finalizou dizendo: “Precisamos tornar as aulas mais dinâmicas e flexíveis e, para isso acontecer, é necessário sermos um consumidor ou um produtor de podcast, ou seja, é aliando essas duas práticas que introduzimos os alunos a um novo método de ensino e aprendizagem de tópicos educacionais”, completou Yagor.

O intuito da ação é substituir os trabalhos escolares que, ao contrário de consumir inúmeras páginas de papel, irão ocupar espaço virtual de arquivos de podcast. O projeto será lançada em fevereiro de 2018, onde será aplicada a primeira oficina em uma escola da rede pública de ensino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto reflexivo “A casa que educa”